ROADTRIP – EXPLORANDO LA BELLA ITÁLIA

italia.jpg

Em 2010 já morava há quase um ano na Itália, porém conhecia muito pouco desse país incrível e aproveitando a visita da minha mãe decidimos fazer um roadrip pela Itália. Era fevereiro, alto inverno e não tínhamos muitos dias para aproveitar, então como todo bom apaixonado por turismo, peguei o mapa (não vivo sem) e comecei a programar o nosso roteiro. Para começar a programar uma viagem acredito sempre que você deve escolher os destinos que mais te interessam e depois conferir o que mais vale a pena para se locomover e qual a ordem para aproveitar ao máximo cada destino. No caso dessa viagem apesar do sistema ferroviário ser maravilhoso na Itália, escolhemos ir de carro pois estávamos em quatro pessoas e teríamos maior liberdade de horário.

Verona.png

O ROMANTISMO DA MINHA CIDADE FAVORITA: VERONA.

Nós morávamos na região norte da Itália na província de Rovigo, então para começar a nossa roadtrip escolhemos a cidade de Verona. A cidade que inspirou Romeu e Julieta é a minha favorita, apesar de muitas vezes sem “esquecida” em alguns roteiros mais tradicionais. Verona é extremamente charmosa, você pode fazer tudo a pé e em um dia consegue conhecer bem a cidade. Verona se tornou a minha favorita, pois parece ter saído de um conto de fadas por suas belezas naturais e seus castelos medievais inspirando um clima de romance em seus visitantes.

Começamos nosso dia bem cedinho, chegando em Verona por volta das 08 da manhã e deixamos nosso carro na estação de trem (prepare suas pernas para sua viagem a Itália...você irá andar muito, o que é bom pois assim as calorias das pizzas e vinho não irão contar!) e caminhamos até a entrada da cidade e logo já nos deparamos com a Piazza Bra uma praça enorme, cheia de restaurantes e barzinhos e onde se encontra a Arena de Verona um anfiteatro que se apresentam as maiores óperas do país. Em seguida fomos à casa de Julieta, um verdadeiro santuário romântico em que os apaixonados deixam milhares de bilhetes nas paredes e seguindo a lenda “seguram” no seio da estátua da Julieta para encontrar o seu amor verdadeiro. A uma curta caminhada você já estará na Piazza dell’Erbe (parada para a primeira pizza da viagem) e  logo depois a Piazza dei Signori um dos principais pontos turísticos de Verona. Terminamos nosso dia visitando Anfiteatro Romano de Verona e vendo o por do sol que é simplesmente imperdível (lembrando que estamos no inverno e o por do sol acontece próximo das 4 horas da tarde). Jantamos em uma deliciosa trattoria que você pode pedir um menu turístico e experimentar varias delicias locais e tomar um vinho de mesa por um preço bem acessível.

veneza.jpg

VENEZA: A BELEZA ÚNICA DE SEUS CANAIS

No segundo dia acordamos bem cedo e seguimos para a bela Veneza, você sabia que existem duas? Mestre que se localiza no continente e tem acomodações mais baratas e Veneza Santa Lucia (aquela que você vê nos filmes) e se localiza em uma ilha. Deixamos o carro na estação em mestre e fomos para a estação de Santa Lucia (mais uma vez, você irá conhecer tudo a pé ou de barco). A cidade é pequena e cheia de ruelas, muito fácil de se perder, então um mapa turístico é extremamente importante para otimizar o seu dia na cidade. Começamos explorar a cidade pela Piazza de San Marco de onde você consegue se locomover facilmente para todos os passeios e subir na Torre dell'Orologio que oferece uma vista sensacional da cidade. Visitamos a Basílica de San Marco (sensacional) e o Palazzo Ducale e partimos em sentido do grande Canal onde se localiza a famosa ponte Rialto e fomos fazer um passeio de gondola. Na parte da tarde pegamos o vaporetto (uma embarcação especifica de Veneza) e fomos visitar Burano e Murano e para conhecer os estúdios dos artesãos que trabalham com vidro, é fascinante acompanhar todo o processo de fabricação e também muito legal para compras.

experience-padova-italy-mireille-b8792d135b909c187f0994df3b4aa80a.jpg

PÁDUA : MUITO MAIS QUE UM DESTINO CRISTÃO.

No terceiro dia partimos em direção a Padova (Pádua) para conhecermos o santuário de Santo Antonio, pois devoto ou não qualquer viajante acaba de se encantando com a cidade, pela sua cultura, fé e beleza. Bem próxima a basílica de Santo Antônio está a Prato della Valle a maior praça da Itália com 78 estátuas representando pessoas importantes a cidade. Se estiver em Padova não deixe de conhecer o Caffè Pedrocchi, um café centenário e frequentado por artistas, escritores e cientistas da cidade. De Padova seguimos a Ferrara, uma cidade murada e passamos a tarde explorando essa cidade incrível com os seus palácios que foi considerada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.

BOLONHA.jpg

O CAMINHO PARA A TOSCANA: BOLOGNA E FLORENÇA.

Nosso quarto dia se iniciou em Bologna conhecendo o seu centro histórico com a linda Fonte de Netuno e caminhando um pouco mais se chega a Praça Grande em que se localiza a basílica de São Petrônio, o padroeiro da cidade. Não ficamos muito na cidade, pois queríamos fazer com calma o trajeto até Florença, parando em vinhedos e passando por pequenas cidades.

No quinto dia amanhecemos em Florença, um verdadeiro museu a céu aberto! Simplesmente apaixonante! Começamos mais uma vez no centro histórico e visitamos tudo que conseguimos em dois dias na cidade, como Galeria Dell’Accademia, o Palazzo Pitti e o Jardim de Bóboli, a Piazza di San Giovanni, a Duomo, Ponte Vecchio, Piazza Della Signoria e terminamos o segundo dia com o por do sol na Piazzale Michelangelo, simplesmente surreal.

Assis

Assis

Levantamos bem cedo (sem medo do frio) e planejamos passar o dia em Assis, que me surpreendeu pela sua beleza medieval. Terra natal de São Francisco e Santa Clara, Assis é parada obrigatória para muitos fiéis do catolicismo, mas acredito que possa ser apreciada por todos com suas belezas naturais, seus monumentos e suas encantadoras ruas estreitas.

ROMA.jpg

ROMA : ENTRE A ARTE E A FÉ.

A nossa próxima parada foi Roma, e planejamos ficar por três dias (como já conhecia a cidade sabia que para aproveita-la bem esse é o mínimo, um dia somente para o Vaticano e foi por lá que começamos). Chegamos bem cedo ao Vaticano (em Roma prepare-se para deixar o carro no hotel e fazer tudo de trem ou ônibus) e fomos direto conhecer a Basílica de São Pedro (compre sempre seus ingressos adiantados e com horário marcado... as filas são imensas!), e simplesmente não tenho palavras para descrever a energia do lugar, a união de fé e arte te transportam a um estado único e isso não tem nada a ver com a sua religião, já que o nosso grupo tinha pessoas de diferentes religiões e todos tiveram a mesma sensação. Ficamos a manhã toda na Basílica e subimos os seus 551 degraus até a sua cúpula (dá-lhe salompas nas panturrilhas para conseguir andar nos outros dias), mas valeu cada esforço porque a vista de Roma é sensacional. No restante do dia nos perdemos nas artes da capela Sistina, onde muitas das obras de arte que você já ouviu falar estão localizadas, simplesmente um privilégio poder vê-las de perto. Terminamos a nossa visita conhecendo Castelo de Santo Ângelo que fica bem próximo a capela Sistina.

Cúpula Basílica de São Pedro

Cúpula Basílica de São Pedro

Nos outros dias, seguindo um roteiro bem detalhado (não queria deixar de mostrar nada para a minha família) visitamos o máximo possível da cidade, como o Coliseu, o Palatino, Forúm Romano, Arco de Constantino, Pantheon, Mercado de Trajano, Piazza Veneza, Piazza Navona, Piazza di Spagna, e Fontana di Trevi de Roma que além da beleza ainda se tem o costume de jogar uma moeda e fazer um pedido, que tenho que admitir que fiz e ele se realizou! Em Roma não deixe de experimentar o panini recheado com porchetta, Aragostine (uma sobremesa maravilhosa) e tomar um vinho na Enoteca Trastevere.

26270_1344974896785_7587537_n.jpg

A TORRE TORTA E A CIDADE MURADA: PISA E LUCA

De Roma, seguimos para Pisa, para conhecer a famosa torre e tirar a foto clichê, mas necessária segurando a torre, porém Pisa é muito mais que a Torre e encanta a todos seus visitantes, vale a pena conhecer. Por ser uma cidade pequena fizemos nossa visita em meio dia e seguindo para Luca uma cidade murada com um dos centros históricos mais conservados da Itália.

genova.jpg

EXPLORANDO A COSTA : GENOVA E SANREMO

Piazza Raffaele de Ferrari - Gênova



Cansados, mas animados, seguimos para Gênova uma cidade litorânea muito charmosa e conhecida por sua gastronomia que por ser pouco procurada por turistas tem um charme bem característico italiano e agrada muito a quem a visita. No nosso dia em Gênova passeamos pelo centro histórico, fomos ao aquário e conhecemos Portofino, a vila que é a escolha de muitos famosos que visitam a Itália.

Mesmo estando no inverno e não podendo aproveitar do litoral, seguimos para Sanremo muito conhecida por seus cassinos e jardins, seu mar azul e suas colinas que rodeam a cidade. Ficamos por somente um dia, mas deu para aproveitar bem e conhecer seus principais pontos turísticos, talvez seria a única cidade da viagem que não iria novamente no inverno.

duomo.jpg

A IMPERDÍVEL CAPITAL DA MODA: MILÃO

Catedral Duomo

A IMPERDÍVEL CAPITAL DA MODA: MILÃO

Para finalizar a nossa viagem e voltar à região em que morava, passamos por Milão, cidade imperdível, mesmo que seja por apenas um ou dois dias, pois a cidade respira moda, cultura e muita muita gente bonita! Não deixe de conhecer a Duomo e fazer comprar na galeria Vittorio Emanuele (nem que seja uma lembrancinha), você vai se sentir em um filme! Se você quiser assistir uma peça no teatro Scala, terá que se organizar com antecedência, pois as atrações são extremamente concorridas e e voce terá dificuldade de encontrar disponibilidade de ultima hora. Como ficamos somente um dia, passeamos pela Galeria Vittorio Emanuele, visitamos a Duomo e a pinacoteca de Brera.

No total foram treze dias de viagem, voltamos muito cansados porque viajar no auge do inverno não é para qualquer um, mas extremamente enriquecidos. Com certeza a Itália é um país completo (adoro indicar esse destino) e não vejo a hora de voltar e agora conhecer o sul, terra dos meus bisavós e de belezas naturais incomparáveis.

Arrivederci!

Próximo
Próximo

COLÉGIO SÃO JOSÉ - FORMATURA 9º ANO 2021